segunda-feira, 11 de maio de 2015

Informação sobre a Estação de Tratamento de Resíduos por Compostagem em São Tomé




Estação de Tratamento de Resíduos por Compostagem de Água Grande, São Tomé

      A Estação de Tratamento de Resíduos por Compostagem (ETRC) foi planeada e executada no âmbito do Projeto de Gestão de Resíduos Sólidos de Água Grande-FASE II – financiado pela União Europeia – em 2012, tendo entrado em funcionamento experimental em Out. de 2013.

      A ETRC foi planeada enquanto estação piloto de valorização de resíduos biodegradáveis provenientes do Distrito de Água Grande.

      O objetivo é produção de fertilizante orgânico pronto a ser utilizado na agricultura e jardinagem, convertendo resíduos em recursos.

      A capacidade de tratamento de resíduos é de 500 toneladas por ano, incluindo resíduos domésticos (frutas, cascas, legumes), resíduos verdes urbanos (folhas, ramos, capim) e outros resíduos biodegradáveis (serradura, cartão)

      No âmbito do Projeto a recolha seletiva da fração orgânica foi testada com êxito, sendo distribuídos contentores a grande produtores de resíduos (Mercados, Restaurantes, Lares de Idosos,etc.) e recolhidos separadamente três vezes por semana.

      A ETRC tem uma capacidade de produção de 75 toneladas por ano de composto de boa qualidade

      O composto obtido deverá cumprir com as Normas Internacionais de Qualidade, sendo objetivo a certificação adequada à agricultura biológica.

      Até ao final de Novembro de 2014 tinham sido vendidos 310 sacos a várias entidades nacionais (unidades hoteleiras, agricultores e particulares) num total de 7 750 kg


 

Sem comentários: