quinta-feira, 28 de maio de 2015

O problema da Lixeira da Penha em São Tomé - queima de resíduos

Apesar dos esforços desenvolvidos nos últimos anos para a reabilitação da Lixeira da Penhas (vedação, controlo da entrada, construção de um Ecocentro/Parque de Resíduos) , o panorama continua como sempre foi, mau.

Permanece a queima de resíduos a céu aberto libertando POPs (dioxinas, furanos, ...etc.) e outros poluentes que causam graves problemas de saúde. Especialmente os moradores das redondezas sentem os efeitos da poluição causada.




Planeamento da Recolha em São Tomé


Planeamento da Recolha junto ao Mercado Coco-Coco

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Necessidade de recolha de resíduos perigosos

Em São Tomé e Príncipe persiste a necessidade de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos, considerados como sendo perigosos dada as suas características (metais pesados, substâncias tóxicas).
É comum observarem-se resíduos perigosos na rua junto aos contentores e também nas descargas efetuadas na Lixeira da Penha.

Resíduos de equipamento eletrónico nas ruas de São Tomé, 2014

Abertura de concurso para a concessão da gestão de resíduos e limpeza urbana - cidade de São Tomé

http://www.stp-press.st/0001.htm

    Veja aqui abertura do Concurso Público para a privatização da recolha e limpeza na cidade de São Tomé e em Água Grande

Imagens da Estação de Tratamento de Resíduos por Compostagem - ETRC - Waste Management - Composting in São Tomé

Estação de Compostagem _ São Tomé
 

Informação sobre a Estação de Tratamento de Resíduos por Compostagem em São Tomé




Estação de Tratamento de Resíduos por Compostagem de Água Grande, São Tomé

      A Estação de Tratamento de Resíduos por Compostagem (ETRC) foi planeada e executada no âmbito do Projeto de Gestão de Resíduos Sólidos de Água Grande-FASE II – financiado pela União Europeia – em 2012, tendo entrado em funcionamento experimental em Out. de 2013.

      A ETRC foi planeada enquanto estação piloto de valorização de resíduos biodegradáveis provenientes do Distrito de Água Grande.

      O objetivo é produção de fertilizante orgânico pronto a ser utilizado na agricultura e jardinagem, convertendo resíduos em recursos.

      A capacidade de tratamento de resíduos é de 500 toneladas por ano, incluindo resíduos domésticos (frutas, cascas, legumes), resíduos verdes urbanos (folhas, ramos, capim) e outros resíduos biodegradáveis (serradura, cartão)

      No âmbito do Projeto a recolha seletiva da fração orgânica foi testada com êxito, sendo distribuídos contentores a grande produtores de resíduos (Mercados, Restaurantes, Lares de Idosos,etc.) e recolhidos separadamente três vezes por semana.

      A ETRC tem uma capacidade de produção de 75 toneladas por ano de composto de boa qualidade

      O composto obtido deverá cumprir com as Normas Internacionais de Qualidade, sendo objetivo a certificação adequada à agricultura biológica.

      Até ao final de Novembro de 2014 tinham sido vendidos 310 sacos a várias entidades nacionais (unidades hoteleiras, agricultores e particulares) num total de 7 750 kg


 

Resíduos - alternativas e formas de recolha na capital de São Tomé


Projeto de Recolha de Resíduos no Centro junto aos Mercados da cidade capital de São Tomé - desenho de 2013 - ECOGESTUS Lda