sábado, 14 de agosto de 2010

Dificuldades na recolha e transporte de resíduos acentuam-se no distrito de Água Grande

O “colapso” do camião de compactação de recolha de resíduos na cidade de Capital vem reforçar a necessidade urgente na aplicação de medidas orçamentais de apoio às Câmaras Distritais
Desde a passada segunda-feira que os serviços de recolha de resíduos da Câmara Distrital de Água Grande (CDAG) se encontram num cenário de sérias dificuldades em resultado do rompimento do tambor de compactação aquando da descarga de resíduos na lixeira de Penha. Este acontecimento inviabiliza a utilização do veículo, tornando a recolha de cerca de 170 contentores no centro e periferia da cidade num quebra-cabeças para os responsáveis da programação diária do serviço.
Segundo esclarecimentos obtidos junto da CDAG a recente chegada de um contentor marítimo no âmbito do projecto da UCCLA/UE, permitirá arranjar o, agora, único camião de compactação que a CDAG dispõe. No entanto, o estado também avançado desse veículo, não permite assegurar uma recolha regular dadas as frequentes avarias que os veículos tendem em acusar nessas situações, estando prevista a chegada de um veículo de compactação novo no âmbito do mesmo projecto, capaz de responder às necessidades de recolha na cidade.
Este episódio vem novamente demonstrar a necessidade em se financiar propriamente o serviço de recolha, apoiando assim as Câmaras Distritais responsáveis por assegurar a recolha de resíduos sólidos urbanos, mas que por falta de regulamentação ou por dificuldades em aplicação da existente, acabam por não ter os meios, nomeadamente financeiros, necessários à sua realização.
A curto prazo as Câmaras Distritais terão de apresentar o orçamento do próximo ano, que, na base do qual, lhes permitirá realizar o serviço de recolha. A ausência de financiamento, como já referido noutras peças e em conjunto com outras limitações, como é a falta de meios humanos ou dificuldades associadas à própria gestão autárquica, não permitem que essas instituições possam investir nos meios necessários, como é o caso do parque de veículos ou mesmo num espaço de parqueamento devido, como é o caso da CDAG, em que os veículos estão sujeitos a eventuais actos de vandalismo ou furto dado ficarem estacionados na via pública.
Neste contexto, é urgente um envolvimento do poder central e local na aplicação de medidas que possam ser traduzidas em soluções concretas e exequíveis, ou seja, sem peso no orçamento geral do estado, como é a medida da taxação na importação de produtos em função do seu impacte na gestão de resíduos, sendo as receitas revertidas ao sector de salubridade das Câmaras Distritais. De facto, o esforço financeiro inerente à gestão de resíduos associado à sua importância e relevância para a comunidade, com efeitos que se reflectem em vários sectores, implicam por si a sinergia das instituições responsáveis o que consequentemente obriga ao envolvimento dos principais decisores do País, pelo que o tempo urge e os decisores terão de mais cedo ou mais tarde de se envolver na questão.

Artigo a ser publicado na edição de 15 de Agosto do "Correio da Semana" no âmbito do projecto "Apoio às Câmaras Distritais para a implementação de um sistema regular de recolha dos resíduos sólidos" financiado pela AECID