sábado, 18 de julho de 2015

Documentário sobre Gestão de Resíduos na Etiópia - um modelo a seguir

Um documentário de cerca de 20 minutos mostra o progresso realizado na capital da Etiópia, em matéria de gestão de resíduos.
O projeto beneficiou do apoio técnico alemão - GTZ - e de um financiamento da União Europeia, com vista à obtenção de resultados a longo prazo.
Salienta-se o uso de baldes para a fração HÚMIDA e SECA, sendo este critério de separação. A fração HUMIDA é depois alvo de compostagem. Este modelo foi introduzido em Água Grande , numa fase experimental em 2014, com bons resultados. Contudo, no final do projeto da União Europeia/ UCCLA as boas práticas foram abandonadas.

Recolha Seletiva de resíduos em São Tomé

Organic waste collection in São Tomé




sábado, 11 de julho de 2015

São Tomé e Príncipe produzirá energia a partir de resíduos

http://www.conexaolusofona.org/sao-tome-e-principe-produzira-energia-a-partir-de-residuos/#.VaDhwvm_5T8
Um projeto de transformação de resíduos em energia, visando, sobretudo, a proteção florestal no arquipélago, será realzido anunciou o diretor-geral do Ambiente.
Arlindo de Carvalho disse que o projeto, com um custo estimado em mais de 700 mil dólares na sua primeira fase, conta com financiamento do Fundo Português do Carbono e está a ser desenvolvido em parceria com a Direção-Geral do Ambiente do Ministério dos Recursos Naturais de São Tomé e Príncipe.

TED São Tomé Resíduos - Wildmark Trovoada

http://tedxsaotome.com/pt/wildmark-trovoada.php

Wildmark Trovoada

Tema: "Quanto vale o nosso lixo?"

Wildmark Trindade da Graça Trovoada nasceu a 31 de agosto de 1983 em São Tomé e Príncipe. Formado em engenharia química, pela Universidade Central Marta Abreu de las Villas, Cuba, Wildmark assume-se com um defensor de boas práticas ambientais. No seu percurso profissional exerceu vários cargos e funções em ONG’s que visavam a preservação ambiental. Nos últimos dois anos coordenou o primeiro projeto de tratamento de resíduos sólidos e urbanos no distrito de Água Grande.